Coleções (03)

Hello pessoal!




Demorou um bocadinho mais do que o suposto, mas aqui fica o post especial que prometemos. Insere-se na rubrica que já conhecem - "Coleções" - mas, ao contrário do habitual, foi escrito por uma amiga muito especial - Joana Dias. Deixamo-vos com um pouco da sua visão em relação a um tema que os três temos em comum. Esperemos que gostem!
"Considero-me uma colecionadora profissional, tanto mais quanto não seja do que as pessoas consideram trampa, lixo, coisas desnecessárias. Se há pessoas que tiram fotografias para um dia mais tarde recordarem sítios por onde passaram e acontecimentos memoráveis… Cá eu prefiro trazer uma tira de papel com algo rabiscado, uma rolha ou até mesmo uma pedra. Basicamente, qualquer coisa que seja física e que, ao tocar, me transporte para esses momentos, esses sítios que, muitas vezes, ficam armazenados em pastas de formato JPG. Foi no meio disso tudo (da obsessão por trazer o quer que fosse para, através do objeto, eternizar os momentos) que comecei a colecionar pacotes de açúcar.



Numa das viagens pelo nosso querido país, deparei-me com a possibilidade de levar para casa um pacote de açúcar vazio para, mais tarde, me recordar daquele café e daquele local. Creio que foi em Braga onde esse vício começou, mas a memória pode ser traiçoeira. Desde então, comecei a colecionar e a guardar com carinho todos os sacos de açúcar que me apareciam pelo caminho, alguns até mesmo repetidos que, depois de uma triagem, acabariam no lixo. Este meu vício rapidamente passou para o meu pai que, encantado com a minha dedicação a arrumar os sacos do açúcar em micas, começou a chegar a casa de bolsos cheios. Passou, assim, a ser uma coleção ainda com mais significado.


Se me dá gosto olhar para ela? Então não dá, tenho imensos e com temas muito variados. Alguns fazem-me lembrar momentos ou lugares outros, nada em específico. Mas guardo-os a todos com muito cuidado para que perdurem no tempo e despertem memórias."


Sal&Nii&Ju

Comentários

Mensagens populares