Diário de Dois Biólogos (02)

Olá pessoal!

À semelhança de um post anterior,  (Diário de Dois Biólogos (01)), vimos falar da segunda experiência que tivemos este ano letivo no âmbito da cadeira Biologia de Campo que, tal como também já foi esclarecido, consistiu em três saídas de campo. Desta vez o destino foi ainda mais próximo da UA que o anterior: a Praia da Barra.
Esta atividade realizou-se no dia 1 de Abril e, ao contrário das restantes, foi bastante mais curta, ocupando apenas a manhã. Como tal, o número de fotos é, também menor, mas não podíamos deixar de partilhar!

Tal como a primeira, esta atividade foi realizada com o intuito de nos dar umas luzes sobre o tipo de local, respetivas comunidades biológicas e sua importância, bem como aprender o que fazer e como fazer em investigações e trabalhos de campo nestes locais (ecossistemas estuarinos).
Vamos tentar poupar-vos os termos científicos porque, caso contrário, muitos de vocês iam-nos mandar dar uma curva e, assim, limitar-nos a mostrar alguns dos seres vivos que encontrámos (embora não se veja muito bem) e o material utilizado.

Visto que o tempo e o material foram poucos, apenas observámos dois caranguejos e dois peixes pequenos como podem ver na imagem acima, mas sabemos que, para além destes existem bastantes poliquetas e outros animais enterrados no solo, bem como animais de concha mais à superfície.

Quanto ao material usado, tivemos oportunidade de utilizar uma rede para os animais mais à superfície e uma série de outros instrumentos para recolha de sedimento e animais enterrados no solo.

Bem, desta vez fomos breves e com pouca informação, mas o próximo e último post relacionado com esta cadeira (Biologia de Campopromete!
Fiquem atentos...

Nii&Sal

Comentários

Mensagens populares