Diário de Dois Biólogos (03)

Olá Aventureiros,

Muitos trabalhos tivemos, muito estudo pela frente, mas, depois disso, nunca mais demos novidades porque quisemos aproveitar estes dias para um merecido descanso. Mas, novidade, novidade é que estamos de volta e iremos tentar estar mais presentes.

Das três saídas de campo que fizemos, ainda só partilhamos duas e, portanto, aqui vai a última – A da Serra da Lousã. Esta, ao contrário das outras, “obrigou-nos” a ficar um fim-de-semana na serra. O que para nós é um mimo bem gostoso! A estadia foi na COTF (Centro de Operações e Técnicas Florestais). A receção, bem como o espaço e o ambiente que nos proporcionou, foram fantásticos!



No primeiro dia que lá estivemos, apesar de nos termos levantado cedo, a energia e a motivação foram suficientes para nos perdermos, de manhã com a flora, onde aprendemos como fazer um inventário e um herbário à sombra de uma árvore (coisa que ambos já almejamos fazer). Esse tempo da manhã deu para ver diversas espécies vegetais que sempre vemos, mas cujos nomes não conhecíamos.


A parte da tarde foi dedicada à fauna. Nesta altura e depois de uma pequena aula sobre algumas espécies de animais presentes na serra, preparamos isco para armadilhas que acabamos por colocar no meio da vegetação para o dia seguinte.

Como foi uma atividade de fim-de-semana, nem a noite escapou, e essa altura foi reservada para workshops tanto da parte da fauna como da flora. Na parte da fauna vimos vários vestígios de presença, desde dejetos, a ossos e registos de pegadas. Na parte da flora acabamos por ver uma vasta diversidade de espécies presentes na serra da Lousã e não só.


O segundo dia ficou destinado uma descida pela serra, na qual pudemos aproveitar para ver várias espécies de plantas, árvores e animais, entre os quais uma cobra-de-água-de-colar que tanto eu e a Nii pegamos e um girino de salamandra lusitânica que a Nii conseguiu apanhar junto a um curso de água.


Já perto do final da descida pudemos desfrutar de uma visita a uma das aldeias do xisto que existem na serra. Dizemos-vos já – passem por lá, vão adorar, aquilo lá é lindo!!


Deixamos algumas fotos do que observamos, por onde passamos e também pegamos.
Desculpem pela extensão do texto, mas nem assim pudemos falar de tudo o que vimos nesse fim-de-semana fantástico que passamos na Serra em aula de campo.


Portugal tem bastantes locais fantásticos que merecem ser observados com mais atenção e carinho!
Aventurem-se pelo universo natura que nos rodeia!


Sal & Nii

Comentários

Mensagens populares